Há milagres fora da Igreja Católica?

A cereja do bolo!


Em uma de nossas missões, no final da Missa, eu fiz a seguinte pergunta: Deus pode fazer milagres fora da Igreja Católica? Um jovem gaúcho, sem muitos estudos, mas aplicando o sentido comum mais elementar respondeu: “Não!”

Pergunto novamente “E por que não?” “Porque a única Igreja verdadeira é a Católica, e se Deus fizesse milagres em outras, se contradizeria!”

Magnífica resposta de uma pessoa simples, que ainda pensa!

Mas não são poucos os que não tem ou não desejam aplicar o senso comum, e querem encontrar a quinta pata do gato, e não contentes com os argumentos fornecidos dias atrás (1), precisam de mais argumentos.

Passemos aos princípios:

1º.  Evangelho : “A árvore má não pode dar bons frutos”. Da árvore da igreja conciliar, da missa nova, do novo catecismo, se pode tirar bom fruto? Não estão eles à vista?
Alguém vai argumentar que "a árvore", a Igreja Católica e a igreja conciliar são a mesma coisa.
Eles, os modernistas, se chamam, a si mesmos, de “igreja pós-conciliar ou conciliar”. A declaração da parte torna desnecessária a prova! Eles são uma outra igreja, que encarna a heresia modernista, a qual não se pode aplicar as quatro notas da Igreja de Cristo. Portanto, a heresia pode dar bons frutos?

2º. Também segundo o Evangelho : “ninguém pode servir a dois senhores”. Não se pode servir a Igreja de Cristo e a igreja pós-conciliar. O princípio da não contradição é patente no Evangelho!

3º.  Sã filosofia : Ninguém trabalha sem um fim. Deus pode ter por fim algo que não conduza a sua glória? A que fim conduz um suposto “milagre” na missa nova? Evidentemente a permanecer nela.

4º. Vai contra o princípio da não contradição : um milagre é a "assinatura de Deus". Ele não pode assinar heresias! Onde está o “Sim, sim, não, não”, que ensina o mesmo Cristo?!

Mas alguém pode, recordando o catecismo, dizer que Deus é onipotente!!! Portanto, se Deus quiser fazer, por exemplo, uma imagem de Buda chorar, não o poderia fazer?

Em potência absoluta sim. Deus pode fazer chorar uma estátua de Buda se quiser! Ou que a seita do evangelho octogonal reformada volte a ser triangular! (risos)... Mas!!!

Uma criança de catecismo não aprende que Deus é ordenado? Que Deus é o Supremo ordenador que faz todas as coisas com peso, número e medida? Recordemos que Deus é o primeiro ordenador e o que desordena o plano de Deus é o nosso pecado.

Não é o pecado uma desordem contra a ordem estabelecida por Deus nos Dez Mandamentos, por exemplo? Não são uma desordem, o amor a criatura mais do que a Deus, a impiedade, servilismo?

Agora bem, se Deus é ordenado, ele mesmo pode desordenar a sua própria obra? EVIDENTEMENTE que não! Mas o milagre, não implica uma certa desordem em suas leis?

O milagre implica a suspensão das leis naturais sobre uma pessoa, objeto ou coisas. Por exemplo, é um milagre que uma pessoa pode viver sem comida ou água durante anos, alimentando-se somente da Eucaristia. Esse fenômeno é chamado “inedia”, e muitos santos CATÓLICOS o realizaram. Deus como Supremo Legislador suspende suas próprias leis para mostrar o poder da Santa Eucaristia, além de mostrar a glória de seus santos. Mas suspender suas leis não implica em contradizê-las. São Pascoal Bailão quando levitava na presença do Santíssimo Sacramento, Deus fazia com que as leis da gravidade para ele ficassem suspensas. No entanto, até no milagre, o santo guardava uma ordem que não o deixava de cabeça para baixo, ou em posturas que causavam escândalo ou eram ridículas! DEUS no todo é ORDENADO!

Portanto, Deus não pode fazer milagres fora de sua Igreja!

Mas, Santo Tomas de Aquino não disse o contrário na Suma Teológica (II - II - 178 - 2)? 

Se lemos bem, Santo Tomas se pergunta se o maus podem fazer milagres, ou seja, pecadores. Mas pelas respostas se vê que se trata das pessoas que estão sem a graça. Mas não fala de hereges, ou infiéis, ou pagãos, que NÃO pertencem à Igreja de nenhum modo, ou o são somente em potência.

E por que o Santo não se faz a pergunta que aqui tratamos?
Fácil! Porque é óbvio!  Porque Santo Tomas acredita que todos os homens têm entendimento! O próprio Cristo não repreendia os seus: "Vocês também estão sem entendimento?

Alguém afirmou esperarmos ter um papa católico que nos dê definição do Magistério infalível sobre o tema. Não lhes parece um tanto exagerado incomodar um Papa para declarar algo que é óbvio, o que ao menos por simples dedução do ensinado nos evangelhos e no catecismo, se pode deduzir?

E os monges dominicanos, o que responderam? Que era um tema muito complicado, que não se deve abordar e que não tratarão do tema! Jolines (sic)! Líamos com nossos queridos exercitantes do retiro espiritual no Natal (exercícios de Santo Inácio), um brilhante livro de Mons. Tihamer Thot: “Os Dez Mandamentos”, onde tratando do problema do espiritismo disse que é um assunto misterioso e ainda não bem esclarecido, mas que “nós sacerdotes católicos não podemos fugir a nenhum problema religioso ou moral.” Sem comentários.

Mas, primeiro viver, depois filosofar. O que aqui não se levantou é a seguinte questão de ordem prática: Qual opinião vamos seguir? A 1ª que diz não haver milagres fora da Igreja Católica, ou a 2ª, sua oposta? Evidente que a mais segura! A opinião mais provável e mais segura é a opinião que não existem!

Mas permitamos que a 2ª opinião seja certa. No dia a dia, é a 1ª que devemos seguir, aplicando a mais elementar prudência e senso comum, e este foi o grande ausente neste conflito. Nós iríamos nos ajoelhar a frente de um “milagre” modernista? E se a resposta fosse sim... O que fazemos na TRADIÇÃO?

Para mim este tema está terminado. Quem quer buscar a quadratura do círculo, que vá!!! Eu vou ficar com a cereja do bolo!  Bendito senso comum!

Padre Ernesto Cardozo
Ipatinga / MG – 30/12/15

Tradução : Eugênio Mendes

(1) - http://catolicosresistentes.com.br/resistencia-catolica/pode-haver-milagres-fora-da-igreja-catolica/

Comentários

  1. Eu tive dúvida sobre essa questão, mas tudo ficou esclarecido pela explicação do nosso querido cura, padre Cardozo e também pelo Sr. Eugênio. Permaneçamos firmes à rocha de São Pedro. Viva Cristo Rei.

    ResponderExcluir
  2. Achei a resposta equivocada!!!
    Deus habita em todos os lugares
    Deus so se manifesta onde é chamado
    Onde é clamado !!!
    Deus é educado ele so invade sua vida se deres permissao
    Entao, ele pode sim operar o milagre em todos os lugares, desde que seja convidado.Ele nao esta na religiao A B OU C esta no templo humano, no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima, não sei qual a sua religião. Mas independente de qual seja: "Não há salvação fora da Igreja Católica". Verdade de pregada a dois mil anos pelos padres da Igreja.

      Salve Maria!
      Viva Cristo Rei!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas